RESENHA: A Revolução dos Bichos - George Orwell - Profundez

terça-feira, 27 de abril de 2021

RESENHA: A Revolução dos Bichos - George Orwell

 


Título: A Revolução dos Bichos 
Autor: George Orwell
Editora: Faro Editorial
Número de páginas: 159
Minha classificação: 3 ★’s

_________________
▶ Sobre a história:

Então, em um belo dia, os animais de uma determinada fazenda decidem por em prática uma revolução visando melhorar suas vidas. O fazendeiro é expulso e os animais tomam o controle da propriedade.
No entanto, logo surgem novos líderes entre eles e bom... O dinheiro e o conforto realmente conseguem comprar a ética dos porcos.


________________
▶ O que eu achei:

Eu esperava um pouquinho mais... Ou talvez só estava idealizando uma história diferente?

Bom, fazia bastante tempo que esse título aguçava a minha curiosidade e este ano, finalmente, tive oportunidade de lê-lo. É de se imaginar que minhas expectativas estavam altíssimas e que já fui preparada para dar cinco estrelas.

Mas, eu e George Orwell realmente não imaginamos a mesma trama.

Em A Revolução dos Bichos temos críticas muitos válidas e que de fato se encaixam em nosso cenário político atual. O autor nos explica de uma forma muito didática pontos como o esquecimento que temos de eleição em eleição; as manobras descaradas que tiranos fazem para nos enganar; que somos corrompidos pelo poder assim que esquecemos nossos princípios e que o Homem, é ganancioso ao ponto de se sentir no direito de ser dono dos animais.

Porém, o meu ponto de discordância é que pra mim, os animais são muito mais inteligentes que nós. De certa forma, os vi diminuídos ao serem comparados com pessoas e seus milhões de defeitos. Ou seja, não vejo animais agindo da forma como foram apresentados no livros.

Okay, as criticas são importantes, necessárias e atemporais. Mas, pessoalmente, preferia ver os animais fazendo absolutamente tudo diferente e nos dando a famigerada lição de moral.

Quanto à escrita, esse é um daqueles livros possíveis de se ler em apenas um dia, pois a leitura flui super bem. 

Então, minha opinião final é a de sempre: Se você tem vontade de ler A Revolução dos Bichos, precisa dar uma chance pra saber se pra você vai fluir. Já vi muita gente favoritando esse título, então a possibilidade existe.

"O Homem não serve a nenhum outro interesse além do seu próprio."












Nenhum comentário:

Profundez no Instagram: