Parcerias com editoras 2020 (atualizado 24/01) - Profundez

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Parcerias com editoras 2020 (atualizado 24/01)


Oi migos!
Como estamos na famigerada época em que editoras abrem seus incontáveis formulários para selecionar novos parceiros, resolvi fazer um post exatamente sobre isso. Aqui, vou dar algumas dicas e ao fim do post deixarei uma listinha com os formulários de algumas editoras.

PS: Já deixo claro que não sou nenhuma guru editorial, mas, como já tenho dois anos de bookstagram, acho que aprendi algumas coisas e que seria legal passá-las adiante.

Escrita
Acredito que para a maioria esmagadora das editoras esse deva ser um critério de peso. Estamos falando de literatura, então, temos que nos atentar aos erros ortográficos, gramaticais ou até mesmo de digitação. Ás vezes algumas coisas acabam passando despercebidas mesmo depois de uma correção? Sim, mas não erros grotescos. Na duvida, dê um Google pra lembrar como se escreve tal palavra.
Outra coisa importante é você ser claro quanto ao que quer dizer. Por experiência própria, posso dizer que mini roteiros ajudam muito nisso. Assim você mantem o foco e consegue chegar nos pontos que realmente quer.

Fotos
Na minha opinião fotografia não é como fazer um bolo, ou seja, não existe uma receita pronta. Cada um tem o seu jeito de fotografar e com o tempo, vamos descobrindo certos truques que funcionam pra nos e para o nosso ig. O importante é sempre parar e se perguntar: Eu gostei dessa foto? Se sim, ótimo! Caso contrário, continue tentando.
Você não precisa necessariamente seguir um padrão (filtro, ângulo, disposição dos  elementos, etc), então não fique se comparando à outros bookstagram's, por favor.
Fotografar sempre foi uma das partes mais divertidas pra mim, por mais que seja bem cansativo também haha. Então não perca a diversão por medo de não superar expectativas que provavelmente não são nada justas. E não fique pensando que as editoras só escolhem parceiros que tem fotos "impecáveis" e feeds mega organizados, pois isso não é verdade.

Aproveito pra deixar linkado aqui um post no qual compartilhei algumas ideias e truques sobre fotografia.

Opinião sincera
Tudo bem se você não gostou de um livro, pode falar exatamente sobre os pontos negativos. Não tem problema nenhum em falar de um livro que não rolou pra você, o importante é manter o respeito. Ou seja, não ataque o autor, a editora, o capista, a galera do marketing, etc gratuitamente. Gostos nunca são iguais. O que você detesta outra pessoa ama e tudo bem.
Também não tem problema escrever resenhas imensas, o bookstagram é seu.
Algumas editoras já até deixam claro nos formulários que não avaliam a opinião pessoal e sim a estrutura da resenha. Então, não produzam resenhas genéricas só pra evitar falar mal de um livro.

Frequência de posts
Sim, é necessário ter uma frequência de posts. Você não precisa postar todo santo dia, mas 2 à 3 posts por semana já está ótimo. Pois é assim que demonstramos ter uma certa responsabilidade com nosso bookstagram, que estamos produzindo conteúdo e que gostamos do que estamos fazendo.

Afinidade com o catálogo
Não saia se inscrevendo em todas as parcerias.
Primeiro você precisa conhecer a editora e saber se você se identifica com o catálogo deles. Imagina se você passa em uma editora que não tem nada a ver com você e começa receber livros que você não quer ler? Então! Claro, você pode cancelar a parceria depois, mas é um transtorno desnecessário e pode ser que você acabe tirando o lugar de outra pessoa que realmente queria ser selecionado.

Enfim, eu poderia ficar vidas aqui falando sobre esse assunto, mas acredito que por hora basta haha. Mas, antes de ir para a lista de editoras e seus formulários eu preciso dizer que, passar ou não em uma seleção de parceiros de determinada editora não qualifica ou desqualifica o teu bookstagram. Sempre ouvimos alguns não's e tudo bem, pois lá na frente ele pode mudar, nos ensinar algo ou nos fazer perceber que nem queríamos aquilo tanto assim.



Editoras com parcerias abertas:

Rádio Londres 
link do formulário
Prazo para inscrição: 26/01/2020
Resultado: 03/02/2020

Allbook 
link do formulário
Prazo para inscrição: 24/01/2020
Resultado: 31/01/2020

Martin Claret
link do formulário
Prazo para inscrição: 31/01/2020
Resultado: não informado

Faro Editorial
link do formulário
Prazo para inscrição: 31/01/2020
Resultado: 10/02/2020

Editora Inverso
link do formulário
Prazo para inscrição: 03/02/2020
Resultado: 10/02/2020

Planeta de Livros
link do formulário
Prazo para inscrição: 24/01/2020
Resultado: não informado

Monomito Editorial
link do formulário
Prazo para inscrição: 20/02/2020
Resultado: 15/03/2020




Editoras com parcerias fechadas:

Editora Wish
resultado

Editora Corvus  
resultado  

Editora Bookmarks
resultado  

Editora Cherish Books  
resultado 

Editora Fundamento  
resultado 

SESI-SP Editora
Aguardando resultado

Grupo Editorial Pensamento
Resultado em 27/01/2020

Editora Morro Branco
Resultado final de Fevereiro

Grupo Companhia das Letras
Resultado em 21/01/2020

Editora Sonho de Livro 
resultado  

Editora 3DEA
Resultado em 28/01/2020

Grupo Autêntica
Resultado em 31/01/2020

Grupo Editorial Record
Resultado em 10/02/2020

Rocco
Aguardando resultado

Editora Bezz
Aguardando resultado

Intrínseca 
Resultado em 28/02/2020


___________________
Boa sorte à todos! Bjs

Nenhum comentário:

Profundez no Instagram: