Resenha: Jantar Secreto - Raphael Montes - Profundez

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Resenha: Jantar Secreto - Raphael Montes


Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Ano: 2016
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 360
Minha classificação: 4,9★’s

▶Sobre a edição:

Pensem numa edição tão linda que você até sente vontade de andar abraçada com o livro pra cima e pra baixo haha. Bom, essa é a tal edição! A @companhiadaletrassimplesmente arrasou!!

▶Sobre os personagens:

Na minha opinião, todos eles muito bem apresentados. Apesar de ser pelos olhos de Dante, é como se nós realmente conseguíssemos enxergar a essência de cada um deles. Em alguns momentos eu me vi completamente apegada a alguns deles. Porém, algo que me incomodou um pouco, e que foi o culpado por eu não dar 5 estrelas pra esse livro, foi o fato do autor frisar tanto o fato de o Leitão ser gordo. Algumas expressões e descrições, ao meu ver, foram totalmente desnecessárias.

Sobre a história:
Em Jantar Secreto nós conhecemos um grupo de amigos um tanto quanto peculiar. Um chef, um futuro administrador, um médico e um hacker… Não seria a equipe quase perfeita para montar um negócio de jantares exóticos de carne humana? Sim, você leu certo. Porém, digo quase perfeito pois depois de alguns capítulos conhecemos Cora, a “açougueira” e Humberto, um personagem misterioso e disposto a investir nesse negócio. E a motivação deles? Estão com uma divida enorme quanto ao aluguel do apartamento em que vivem.

A motivação deles é algo extremamente questionável, porém, com esta história nós temos a oportunidade de observar aquele tão famoso “eles estão indo com a maré”. Já que em algum momento as coisas sempre ficam mais sérias do que o esperado. 
O livro vai muito além do que nós conseguimos pensar. Já adianto que definitivamente não é um livro que qualquer um consegue ler até a última página. As cenas, no geral, são surpreendentes e realmente fortes mas ao mesmo tempo te fazem refletir sobre alguns assuntos. Talvez eu esteja puxando um pouco pro meu lado, pelo fato de ser vegetariana, mas o autor expõe um questionamento maravilhoso quanto ao consumo de carne.


❝Quando é que as crianças descobrem que aquilo que a mãe delas coloca no prato é a Peppa Pig? Quando é que percebem que assamos e comemos a Galinha Pintadinha? E como é que elas não ficam indignadas com isso?❞

No entanto, apesar de ser um livro pesado, a ponto de te deixar com o estômago embrulhado, ele merece muito ser lido. A leitura é extremamente fluida, do tipo que você devora o livro mesmo, e, pode parecer difícil de acreditar, mas há momentos super engraçados que te fazem dar boas risadas.

E sobre o autor? Foi o primeiro livro que eu li do Raphael Montes e já deu pra sentir o quão genial ele é. Mas não esperem por papas na língua. Pois não há nenhum tabu na linguagem utilizada pelos personagens. A ousadia dele em relação a tudo me conquistou demais. As cenas são muito bem construídas. O tema é abordado de um jeito ótimo. Sem falar em algumas surpresinhas que você encontra ao longo do livro, se for observador e curioso, é claro.


No final nós temos um plot twist que é simplesmente genial! De fato ficamos de queixo caído e com vontade de tentar achar uma forma de entrar na história para alertar alguns personagens e dar na cara de outros haha. Além de revelar o outro lado de algumas coisas que pareciam muito normais, e até passavam despercebidas, ao longo da história.

Jantar Secreto é sim um livro pesado, que obviamente vai te deixar com nojo e talvez até te arrancar algumas lágrimas quando você se deparar com o tamanho da crueldade humana. Mas é o tipo de livro que precisa ler lido pelo menos uma vez na vida.


▷ Mas eaí, você tem estômago para ver humanos se tornarem o prato principal? Me conta aqui nos comentários. .

Nenhum comentário:

Profundez no Instagram: